GLOSSÁRIO

Consulte aqui alguns termos usados no mercado de pagamentos pelo sistema pré-pago.

 

A

Acesso - Estabelecimento de conexão entre um indivíduo ou entidade e um sistema de comunicação ou de informações. A partir do acesso é que ocorre a transferência de dados e a ativação dos processos para o funcionamento do pagamento pelo sistema pré-pago.

Administrador de Rede - Pessoa física ou jurídica responsável pela estrutura e pelo funcionamento da rede de computadores que integram o sistema de pagamento pré-pago.

 

Administradora - Empresa que realiza serviços de administração e emite, em caráter pessoal e intransferível, um cartão em favor de uma pessoa. As administradoras pagam os estabelecimentos comerciais diretamente ou por meio de um adquirente, podendo cobrar do portador do cartão uma anuidade. A administradora paga os estabelecimentos comerciais e arca com o risco de inadimplência dos usuários.
 

Adquirente - Empresa que tem um acordo contratual com um estabelecimento comercial para processar as transações realizadas por meio dos cartões. O adquirente reembolsa o estabelecimento comercial pelo valor da compra e cobra uma comissão pelos serviços; responsável pelo credenciamento dos estabelecimentos comerciais e pela intermediação dos fluxos financeiros entre os emissores dos cartões e os estabelecimentos que aceitam o produto e/ou serviço. Os adquirentes também coletam detalhes das transações dos cartões e os processam para realizar a liquidação financeira.
 

ANATEL - Agencia Nacional de Telecomunicações. Agência reguladora do mercado e dos serviços de telecomunicações no Brasil. Órgão ligado ao Ministério das Telecomunicações.
 

Associado - Pessoa física ou jurídica aceita pelo emissor para possuir um cartão.
 

ATM - Sigla para Automated Telled Machine. Equipamento de autoatendimento de saque automático que permite aos usuários, devidamente identificados por meio de uma senha, o saque de valores, a obtenção de saldo, extratos e outros serviços financeiros.
 

Auditoria - Procedimento realizado por agentes independentes e utilizado para constatar a regularidade de todos os controles, equipamentos e dispositivos integrantes de um sistema de pagamento. A auditoria abrange o registro e a análise de todas as atividades importantes para detectar as vulnerabilidades ou abusos e um determinado sistema de pagamento.

 

B

BACEN - Banco Central do Brasil. Órgão executivo central do sistema financeiro nacional, que fiscaliza e aplica as penalidades previstas às instituições financeiras e instituições de pagamento que integram o mercado de pagamentos.

Bandeira - Concessora de licença que permite o uso o sistema para pagamento de cartões. A marca da bandeira está estampada nos cartões e identifica a rede de aceitação de estabelecimentos comerciais afiliados e garante o intercâmbio das informações decorrentes dos pagamentos feitos com os cartões e permite que tais dados cheguem ao banco por meio da adquirente.

BIN – Sigla para Bank Identification Number. Número de identificação do cartão.

Bloqueio - Ato de suspensão das utilidades do cartão por meio de comando do emissor. As causas de suspensão são variadas e abrangem o não carregamento dos cartões por um determinado período, descumprimento de alguma obrigação  contratual ou a utilização indevida do cartão pelo usuário e/ou por terceiros.

 

C

Call Center - É a central de atendimento. Trata-se do departamento da administradora de cartões que tem a finalidade de auxiliar o cliente e o usuário com todas as modalidades de problemas relativos ao uso do cartão. O funcionamento do Call Center é regido pelo Decreto nº 6.523/2008.

Captura Eletrônica de Dados - Método de transferência eletrônica de dados dos pagamentos realizados por meio de cartões.

Cartão - Item plástico ou virtual que o emissor concede para uso do usuário. O cartão pode conter ou não o nome do usuário, mas deverá obrigatoriamente trazer o número do cartão (BIN), o nome da emissora, da bandeira e do parceiro, quando for o caso. O cartão pré-pago consiste em um meio de pagamento que contém um valor que o usuário define e paga antecipadamente à sua utilização.

Chargeback - Cancelamento de uma venda efetuada com cartão, gerado a partir de um não-reconhecimento por parte do usuário ou pelo fato de a transação não obedecer às regulamentações aplicáveis. O processo para o chargeback é denominado chargeback dispute. Vide estorno.

Chip - Circuito integrado composto por uma  pequena lâmina miniaturizada (em geral de silício) , capaz de realizar as funções voltadas à transmissão de informações relacionadas ao sistema de pagamento.

Código de Autorização - Código emitido para o estabelecimento comercial e armazenado com os dados da transação, que confirma a sua validade.

Comprovante de Transação - Documento emitido após a realização de alguma operação com o cartão. São emitidos duas vias do comprovante, uma é encaminhada ao usuário e a outra é retida pelo estabelecimento comercial. O documento deve constar o número do cartão utilizado, o valor, a data, a hora, o código e o nome do estabelecimento comercial.

Contrato de Adesão - Tipo de contrato que estabelece os termos e as condições para o uso do cartão. Os termos são estabelecidos pelo emissor do cartão e o usuário não pode alterá-los, podendo apenas deixar de aderir ao serviço contemplado neste instrumento.

Credenciadora - Empresa responsável pela afiliação, pelo gerenciamento e pelo relacionamento com os estabelecimentos comerciais. Trata-se de empresa que habilita estabelecimentos fornecedores de bens e/ou prestadores de serviços para aceitarem cartões.

 

D

Decrementing Value Card - Cartões cujos valores são pré-estabelecidos pelo emissor e não podem ser recarregados.

Dinheiro Eletrônico - Valor monetário medido em unidades monetárias armazenadas em forma eletrônica e contido em cartão ou outro equipamento eletrônico. Nos cartões pré-pagos, o dinheiro eletrônico geralmente é armazenado no chip do cartão e é transferido pela inserção do cartão em um leitor.

DOC - Sigla para  Documento de Crédito. Trata-se de transferência de valores limitada, atualmente, a R$4.999,99 (quatro mil novecentos e noventa e nove reais) que só pode ser realizada pelas instituições autorizadas pelo BACEN.

Documento - É o registro que consiste em informações inscritas num meio tangível, como uma folha de papel, diferentemente das informações baseadas em sistemas de computação.

 

E

Embossing - Processo de inserção de dados em um cartão por meio de uma máquina especial em que os caracteres estão em alto-relevo no plástico.

Emissor - Empresa prestadora de serviços que emite e gerencia o cartão. O relacionamento decorrente do cartão de pagamento pré-pago é mantido entre o usuário e o emissor, que estabelece o saldo e é responsável pelas funcionalidades do próprio cartão. Os emissores trabalham em parceria com as bandeiras na prestação dos serviços, quando for o caso.

Encargo - Trata-se da soma da taxa de juros e demais tributos eventualmente pagos pelo usuário do cartão.

Empresa de Cartões de Pagamento - Empresa proprietária da marca dos cartões pré-pagos que também oferece serviços de comercialização e processamento às instituições que emitem seus cartões.

Estorno - Cancelamento de transação quando ocorre erro de forma, contestação do valor da operação ou fraude. Vide chargeback.

 

F

Fee - Valor cobrado pelos serviços prestados para uma determinada pessoa física ou jurídica.

Fluxograma - Gráfico que permite a visualização de uma determinada estrutura ou processo.

FMI - Sigla para Fundo Monetário Internacional. Fundo criado para supervisionar o sistema monetário internacional e as práticas monetárias e as políticas monetárias e cambial dos países integrantes.

Follow up - Expressão utilizada para o acompanhamento periódico de algum assunto.

Frete - É o preço que se paga pelo uso ou pela locação de embarcação ou qualquer outro meio de transporte (rodoviário, marítimo, ferroviário ou aéreo) pertencente a outro. O preço depende do tipo de carga, do modo de transporte. Além disso, o pagamento do frete pré-pago e realizado no local do embarque.

FTP - Sigla para File Transfer Protocol. Trata-se da forma mais usada para transferir arquivos via rede/internet.

Funil - Método para mensurar a convergência de propostas em um determinado tipo de negócio.

 

G

Gateway - Ponto de união ou enlace entre dois sistemas de redes para permitir o intercâmbio de dados entre eles. Um gateway assegura a adaptação de sinais e mensagens de uma rede dos protocolos de outras redes ou serviço. O gateway designa tanto o equipamento quanto o software.

Gold Card - Cartão de transações financeiras com serviços de alta qualidade, comumente direcionado ao público com renda mais elevada.

Graffiti - Tecnologia de reconhecimento de escrita utilizado por um palmtop.

 

H

Hacker - Pessoa que possui interesse e um conhecimento na área de informática, sendo capaz de fazer  uma modificação em algum sistema informático.

Hardware - Parte física de um computador, formado por diversos componentes eletrônicos necessários ao seu funcionamento. Também pode ser definido como qualquer componente físico que integra um equipamento computadorizado.

Homepage - É a página web principal ou de apresentação num site. A homepage pode designar também a página que o browser mostra por omissão quando é iniciado e que pode alterar segundo a preferência do utilizador.

Host - É o computador central com o qual um terminal on-line se comunica.

Hotspot - É o local onde está instalado um ponto de acesso à internet através da tecnologia wi-fi.

Html - Sigla para Hypertext Markup Language. Trata-se do formato padrão utilizado para definir o texto e o layout das webpages.

Http - Sigla para Hypertext Transmition Protocol. Trata-se do padrão que define a forma como a informação é transmitida pela internet. Por meio deste padrão é que o navegador consegue localizar uma determinada página da internet.

Hyperlink - Permite a navegação fácil e rápida entre as páginas da web. Os hyperlinks distinguem-se normalmente por serem palavras ou frases destacadas em azul e sublinhadas.

 

I

ICC Card - Cartão de circuito integrado, conhecido como chip.

ICP-Brasil - Conjunto de técnicas, práticas e procedimentos a serem implementados pelas organizações governamentais brasileiras com o objetivo de serem habilitadas com os fundamentos técnicos e metodológicos de um sistema de certificado digital.

Identificador de Aplicação - Código que permite a um terminal selecionar a aplicação correta dentro de um cartão com chip para determinada operação.

IGP-DI – Sigla para Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, publicado pela Fundação Getúlio Vargas. Trata-se do índice de atualização monetária aplicado, até o Plano Real, nos títulos do setor privado nos casos de pós-fixação e contratos de fornecimentos de bens e serviços entre empresas.

IGPM/FGV – Sigla para Índice Geral de Preços do Mercado, publicado pela Fundação Getúlio Vargas. Trata-se do índice de atualização monetária utilizado como parâmetro de avaliação da inflação do mercado.

Inadimplência - É o não pagamento de uma obrigação dentro do prazo predeterminado.

Interchange - Expressão utilizada para definir a troca de dados de transações entre adquirentes e emissores.

Interoperabilidade - Situação na qual os instrumentos de pagamento que pertencem a um determinado sistema podem ser utilizados em outros países e em sistemas pertencentes a outros sistema. A interoperabilidade requer a compatibilidade técnica entre os sistemas, mas somente pode acontecer uma vez que tenha levado a cabo acordos comerciais entre os sistemas envolvidos.

 

J

Java - Linguagem de programação criada para desenvolver programas interativos na internet e que funciona independentemente do sistema operativo utilizado pelo usuário do computador.

Java Card - Cartão com chip que usa um subconjunto de linguagem Java e que facilita a combinação de múltiplas funções num mesmo cartão. O Java Card oferece mais segurança e interoperabilidade e permite acesso a uma variedade de equipamentos.

Juro de Mora - Valor acrescido ao total de uma dívida devido ao atraso de um determinado pagamento.

 

K

Key - Valor utilizado como parte de um determinado processo para criptografar ou descriptografar dados em um determinado ambiente. A segurança envolvida consiste em manter o sigilo da key. A key pode ser alterada sem que o algoritmo seja alterado caso a própria key seja utilizada com intuito fraudulento.

 

L

Leitor de Cartão - Equipamento que consegue ler os dados contidos na tarja magnética do cartão ou que faz contato com o chip para a leitura dos dados.

Local Transaction Time - Horário Local da Transação. Expressão utilizada para apurar o horário em que a transação ocorre entre o usuário e o receptor do cartão.

Load - Carregamento. Expressão utilizada para a carga de valores em um cartão. Consiste em transferir um saldo eletrônico desde o emissor até o dispositivo de um usuário de cartão.

Load Log - Dado de transação registrado em um porta-moedas eletrônico com os últimos dados de carta de um determinado cartão.

 

M

Mag Stripe Writer - Equipamento que grava a informação na trilha da tarja magnética.

Mailing List - Mala Direta. Relação de nomes e endereços para o envio de uma correspondência ou de um material de divulgação.

Máquina de Emissão Automática - Equipamento que grava as informações sobre o cartão de identificação antes de ser emitido ao usuário. Algumas máquinas só gravam a informação na traja magnética, ao passo que outras máquinas realizam o embossing.

Meios de Pagamento - Toda forma de efetuar uma transação financeira que pode ser subdividido em quatro tipos: (i) M1, que abrange a moeda, ativos financeiros, papel-moeda em poder do público mais depósitos à vista nos bancos comerciais; (ii) M2, inclui depósitos em poupança e os títulos emitidos em mercado primário: (iii) M3, que incluir contas de fundos de renda fixa e operações compromissadas com títulos federais; e (iv) M4 que inclui títulos públicos federais, estatuais e municipais.

Mensagem de Autorização - Qualquer mensagem entre o emissor de cartão e seu receptor. Serve para informar a decisão do emissor quanto à realização ou não da transação.

Mensagem de Pagamento - Ordem ou mensagem para transferir fundos na forma de direitos monetários sobre uma parte à ordem do beneficiário. A ordem pode estar relacionada com uma transferência de crédito ou com uma transferência de débito.

Merchant Accounting - Contabilização dos valores entre estabelecimento comercial e empresa adquirente.

Merchant Acquirer - Estabelecimento adquirente. Afiliador de estabelecimentos para aceitação do cartão.

Merchant Agreement - Acordo entre um adquirente e um estabelecimento comercial por meio do qual o estabelecimento aceita o respectivo cartão e irá transmitir os dados da transação para o adquirente.

Merchant Authorization - Autorização que valida a compra e garante o pagamento do estabelecimento comercial.

Merchant Fraud - Fraude realizada num determinado sistema de pagamento pelo estabelecimento comercial que aceita o cartão.

Merchant Service Charge - Valor cobrado do estabelecimento comercial pelo adquirente, em virtude do processamento das transações originadas naquele estabelecimento.

MAC - Sigla para Message Authentication Code. Trata-se do código utilizado para validar a integridade da fonte de uma determinada mensagem.

 

N

Net - Abreviação para internet. No âmbito financeiro, pode corresponder ao valor que permanece de todas as deduções do valor bruto, ou seja, o valor líquido.

Número de Identificação -  Número que identifica o usuário de um cartão.

Número de Identificação do Emissor - Corresponde aos quatro primeiros dígitos do número de identificação que, por sua vez, permite identificar o emissor do cartão.

 

O

Off-line - Modo em que uma transação em um determinado sistema de pagamento é realizada em papel ou por meio de terminal eletrônico sem conexão a um sistema central. A compra é autorizada sem checar com o emissor do cartão pela internet. A transação é depois transferida para um sistema de processamento.

Open-Stored Value - Cartão com chip com função débito, com valor armazenado, aberto para ser utilizado com o cartão múltiplo para compra de produtos e contratação de serviços.

Optical Memory Card - Cartão de identificação em que a informação é gravada por técnica ótica. Este tipo de cartão pode ser utilizado em equipamentos que suportam esta tecnologia.

Ordem de Pagamento - Ordem ou mensagem que solicita a transferência de fundos.

 

P

Pagamento - Transferência por parte de um pagador de um direito monetário em favor de uma parte aceitável pelo beneficiário.

Parceiras - Empresas que atuam em outras áreas, mas que fazem acordos com os emissores de cartão para oferecer cartões com a sua marca, mediante algum tipo de facilidade ou condição especial.

Parcelado Emissor - Forma de financiamento no qual o parcelamento é contratado entre a administradora e o usuário do cartão, de modo que o estabelecimento comercial recebe o valor das suas vendas à vista. Os encargos correrão por conta do usuário do cartão.

Parcelado Lojista - Forma de parcelamento entre o usuário do cartão e o estabelecimento comercial que recebe o valor da transação em parcelas mensais, de maneira que o usuário não arca com os encargos. Este parcelamento depende de acordo prévio entre o estabelecimento comercial e a bandeira.

Password - Corresponde à senha para a validar uma transação ou acessar alguma funcionalidade específica. Vide senha.

Polling - Processo de coleta de lotes de transações de um terminal off-line.

Pet Card - Cartão plástico com as mesmas dimensões de um cartão, porém mais fino.

Portfólio - Carteira de ações, obrigações, commodities, investimentos e ativos diversos.

POS - Sigla para Point Of Sale. Trata-se do equipamento utilizado para a realização de vendas com qualquer cartão, no qual é realizada a leitura do próprio cartão e a impressão do comprovante de venda.

Processadora - Empresa que presta serviços operacionais relacionados à administração de cartões, tais como emissão de fatura, processamento de transações, atendimento aos usuários, entre outros. Alguns emissores também são processadores de seus cartões.

Projeto Piloto - Teste inicial desenvolvido por empresas que desejam implantar uma determinada tecnologia em suas aplicações. Este teste busca analisar e adequar a tecnologia às necessidades operacionais e mercadológicas antes da sua instalação definitiva.

Provedor - Operador que estabelece as condições de hardware e software para realizar operações eletrônicas.

 

Q

QR Code - Código de barras bidimensional que armazena informações. Ele é utilizado em aplicativos que reconhecem as informações após a captura de imagens em câmaras de aparelhos celulares, para gerar ações como o acesso direto a determinadas páginas da internet, catálogos, informações, dentre outros meios.

Query - Consulta. Trata-se de uma operação de terminal que solicita resposta do sistema.

Quitação - Transação de quitação do valor de uma determinada operação.

Queue - Fila. Lista de entrada disposta em fila, geralmente de acordo com a ordem de chegada. Trata-se de uma linha ou lista formada por itens que integram o mesmo sistema que aguardam atenção de um determinado serviço como o processamento ou transmissão de dados. 

 

R

Radio Frequency Card - Tipo de cartão em que a simples aproximação entre o cartão e o equipamento leitor é suficiente para consolidar uma transação.

Recarga - Em um sistema de pagamento pré-pago, é a recarga do valor monetário ou créditos em serviços que são disponibilizados em um determinado cartão.

Recebíveis - Títulos que representam um direito de crédito originado de uma venda a prazo de bens e/ou serviços.

Reconciliação - Processo de checagem pelo qual uma ou mais transações foram registradas de forma completa e correta entre duas partes de um sistema de pagamentos.

Rede - Infraestrutura informacional. Infraestrutura que permite a transmissão de determinados de dados e sinais sem fios.

Reliability - Medida de tempo ou número médio de transações completadas até ocorrer uma falha no sistema. Valor que permite aferir a segurança de um determinado sistema.

Risco de Crédito - Parâmetro para medir a possibilidade de um compromisso não ser honrado, seja no vencimento ou em qualquer oportunidade a partir deste momento.

Risco de Liquidação - Critério para mensurar o risco de que a liquidação de um sistema de transferência de fundos não ocorra.

Risco Operacional - Parâmetro para avaliar a ocorrência de erro humano ou falha de hardware, software ou comunicação.

Risco Sistêmico - Critério para apurar o risco de quebra de um participante do sistema de pagamento e que acarrete a quebra de outros agentes do sistema.

Roteador - Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes.

 

S

Saque - Retirada de um determinado recurso financeiro, geralmente dinheiro.

Script - Comando ou grupo de comandos transmitido pelo emissor do terminal para serem transmitidos para um cartão com chip de forma serial.

Senha - Informações confidenciais de autenticação, que em geral são compostas por uma série de caracteres usados para dar acesso a um recurso computacional.

Serviço de Saque Emergencial - Valor agregado ao cartão, pelo qual o usuário pode realizar um saque até determinado limite.

Serviços de Pagamento - Todos os serviços oferecidos no ciclo de pagamento por bancos e instituições financeiras e operadoras de serviços.

Servidor de Banco de Dados - Servidor que armazena todas as informações relativas às solicitações de inscrição para certificados, bem como os certificados emitidos ou revogados.

Sistema de Pagamentos - Qualquer sistema que processa meios de pagamento e faz a compensação dos débitos consequentes entre as partes desse sistema. No Brasil, o sistema de pagamentos é regulamentado pelo BACEN.

Site - Conjunto de informações relacionadas e interligadas de forma hipertextual (hypertext), com base num endereço único.

SMS - Sigla para Short Message Service. Serviço de mensagem curta por meio de aparelho de telefone celular. Também é denominado por algumas operadoras de telefonia como torpedo.

Software - Conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.

Spread - Diferença cobrada entre o valor da captação e do empréstimo tomado, por exemplo.

Subadquirente - Empresa que realiza a intermediação dos pagamentos entre todas as partes envolvidas (estabelecimento e adquirente).

 

T

TAN - Sigla para Transaction Number. Número que identifica uma única transação dentro de um sistema de pagamentos.

Tarifa de Intercâmbio - Trata-se do valor cobrado em razão da transação por uma instituição participante a outra. Exemplo: no caso de pagamento com cartão em uma loja, esta tarifa é cobrada pelo adquirente em face do emissor.

Tarifa de Uso - Tarifa da operação estabelecida e cobrada pelo proprietário do caixa automático (ATM) e que é paga diretamente pelo usuário do cartão.

Tarja Magnética - Trilha no verso dos cartões com informações essenciais sobre o usuário e a sua conta de pagamento.

Taxa de Administração - Uma das formas de remuneração do gestor pela administração dos recursos de um determinado sistema financeiro ou bancário O termo também é utilizado pelas administradoras para a cobrança de cada operação com o cartão.

TEF - Sigla para Transferência Eletrônica de Fundos. Solução para realização de transações com cartões, onde há a integração com a solução de automação comercial do estabelecimento comercial para que haja emissão do comprovante do cartão com o comprovante fiscal da venda.

Telephone Card - Cartão que permite ao usuário pagar por chamadas telefônicas.

Terminal - Equipamento que permite a um usuário enviar e receber dados, bem como realizar algumas funções por meio de um computador remoto dentro de um sistema de pagamentos.

Terminal de Ponto de Venda - Equipamento colocado em um estabelecimento, que é conectado ao sistema do banco, geralmente por meio telefônico, e que autoriza, grava e encaminha os dados de uma determinada transação.

Token - Objeto levado pelo usuário do cartão para provar sua identidade.

Travel Assistance Service - Serviço de valor agregado que é oferecido ao usuário do cartão de transação financeira com o intuito de facilitar viagens. Estão incluídos nesses serviço a reposição do cartão extraviado, saques emergenciais, seguro-bagagem, seguro-viagem, dentre outras facilidades.

Trojan - Programa de computador que parece ter função útil, mas inclui recursos ocultos e potencialmente maliciosos.

 

U

Update - Modificação de um arquivo ou sistema, a fim de refletir condições mais recentes.

Upload - Envio de arquivo do próprio computador para uma rede, que pode ser a internet.

URA - Sigla para Unidade de Resposta Audível. Equipamento utilizado para encaminhar respostas automáticas nas chamadas do call center.

USB - Sigla para Universal Serial Bus. Padrão de comunicação serial de alta velocidade.

Usuário - Participante de um sistema de pagamento, que inclui os clientes dos serviços de pagamento.

 

V

Vale - Nome genérico de um instrumento administrativo voltado à distribuição de benefícios. Originalmente eram impressos em papel de segurança. Hoje o vale já está plenamente incorporado ao sistema eletrônico.

Valor da Transação - Valor registrado no comprovante de vendas. É comum o termo tíquete médio referente ao valor médio das transações de um período ou segmento de estabelecimento.

 

W

Wi-fi - Tecnologia de intercomunicação entre dispositivos sem fio localizados a curtas distâncias.

Wireless - Tecnologia sem fios. Termo usado para aparelhos que não necessitam de fios ou de cabos para se conectar e realizar operações.

Workshop - Treinamento em grupo.

 

X

Xml - Sigla para Extensible Markup Language. Formato de documento para a web mais flexível do que o HTML, permitindo a geração de documentos mais detalhados, funcionais e com elementos de interatividade.

 

Y

Yield - Retorno sobre um determinado investimento de capital.

 

Z

Zone - Área de armazenamento de um cartão com chip para livre acesso, com acesso ilimitado ou nenhum acesso.

Tel: +55 11 5181-0408 
      +55 11 5181-1706

Rua Américo Brasiliense, nº 1.490, 2º Andar, Sala 24

Chácara Santo Antônio. São Paulo - SP.

CEP 04715-002

© 2017 por PAGOS Associação de Gestão de Pagamentos Eletrônicos